Projecto de recuperação do moinho da casa Egas Moniz

Posted Posted by JP in , , Comments 0 comentários

A Câmara Municipal aprovou o projecto de execução de Recuperação do Moinho de Meias, elaborado pelo Gabinete RMLL Arquitectos Lda, no detalhado respeito pela traça original e sistema construtivo.

As duas construções existentes, que num passado recente foram usadas como moinhos de água e ao mesmo tempo de habitação da própria família de moleiros, localizam-se no núcleo rural e pedagógico da Quinta do Marinheiro, em Avanca.

O conjunto dos Moinhos e da habitação está situado a norte da propriedade da Casa Museu Egas Moniz, tem acesso directo à Rua de Meias – daí a sua popular designação – e é alimentado pela levada de água do Rio Gonde.

Com parecer positivo do IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, esta intervenção faz parte de um Plano de Valorização do Património Arquitectónico e Paisagístico da Quinta do Marinheiro, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, e marca o arranque das Obras de Conservação e Consolidação do Núcleo Rural e Pedagógico, que integra com as estufas e os viveiros municipais, assim como com os terrenos de cultivo na envolvente.

Após muitos anos de abandono e degradação, tal como já aconteceu com a Casa-Museu e o Lago, a Câmara Municipal concretiza a sucessiva reabilitação deste espaço único no Município e no País do vencedor do Prémio Nobel da Medicina.

Com o funcionamento dos Moinhos e parte da habitação, vai ser possível promover actividades lúdicas, pedagógicas e ambientais, junto do público-alvo (alunos das escolas, associações culturais, turistas) e da população em geral que vai recordar o seu modo de vida de um passado muito recente.

Fonte: Noticias de Aveiro

0 comentários:

Enviar um comentário