O filme de Manuel Matos Barbosa “A Ria, a Água, o Homem”, uma obra de animação com base nos textos de Raul Brandão sobre a Ria de Aveiro e com a voz do actor Joaquim de Almeida, será apresentado no auditório do Museu Regional de Oliveira de Azeméis na próxima sexta-feira dia 22 de Outubro pelas 21 horas.A exibição do filme será precedida da inauguração de uma exposição de desenhos do cineasta, que estará patente nas galerias do Museu até 22 de Novembro próximo. A mostra integra desenhos do filme, elementos gráficos do trabalho do mesmo, bem como elementos pessoais do cineasta que participaram na sua já longa filmografia.
Um colóquio irá completar a noite de 22 de Outubro, onde o filme, a obra de Matos Barbosa e o cinema de Oliveira de Azeméis serão o tema do mesmo. O colóquio integra igualmente a apresentação do livro “A RIA, A ÁGUA, O HOMEM - o cinema de Manuel Matos Barbosa”, publicação que traça um percurso de vida e faz um primeiro registo da filmografia do cineasta.
Matos Barbosa, nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Dirigente do cineclube local, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.
Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.
O cineasta foi recentemente homenageado no Museu da Cidade de Aveiro, em cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Aveiro.
“A Ria, a Água, o Homem”, marca o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação. Tendo sido produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, contou com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP, entre outras entidades. Este filme tem exibição prevista em Novembro próximo no “CINANIMA - 34ª Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho”.
Entretanto, a exposição de desenhos e filme patente nas galerias do Museu Regional de Oliveira de Azeméis, pode ser visitada de segunda a sexta das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, até final do mês de Julho, na Rua António Alegre, 119 a 131, no centro da cidade de Oliveira de Azeméis.
Fonte: CINE-CLUBE DE AVANCA
Posted by JP in






0 comentários:
Enviar um comentário