A heroína das Arábias Passou por Avanca

Posted Posted by JP in , , , Comments 0 comentários

A vinda da Maria do Céu da Conceição, à terra onde ela desabrochou para a vida e onde viveu até aos 10 anos, foi um acontecimento que emocionou muita gente.
A menina pobre, hoje é uma grande mulher, reconhecida mesmo por um país muçulmano, onde as mulheres não têm cotação. Foi considerada a mulher do Ano nos Emiratos Árabes Unidos. Não foi por acaso que o Presidente da República a chamou a Belém, para falar com ela. É por isso o reconhecimento de toda a sua obra. Uma infância e uma adolescência muito pobre, hoje também uma vida muito pobre em bens materiais, mas uma grande riqueza de entrega aos outros, como é difícil encontrarmos. Quem convive com a Maria, é fácil descobrir a grandeza de uma jovem que pensa acima de tudo nos outros. A humildade, a generosidade e a simplicidade são chocantes por um lado e por outro o encanto destes valores testemunhados a quem a pode conhecer de perto. O trabalho não é fácil e só alguém com força muito grande, pode levar o projecto por diante. A Maria do Céu é um fenómeno pouco vulgar nos dias de hoje.
Avanca pode registar o seu nome entre os seus heróis. Vamos dar a conhecer alguns pormenores da vida da Céuzinha, para a podermos conhecer melhor.


Curiosidades da Maria do Céu da Conceição

1 – Apesar de chorar muito na escola da Congosta, dizendo que não tinha pai nem mãe, ao contrário dos outros, que tinham pai e mãe, ela considera Avanca como sua terra, onde houve uma mãe adoptiva, a D. Cristina. Quando foi para Lisboa, sofreu muito por não ter um ambiente familiar.

2 – Nas suas referências à mãe adoptiva estão sempre presentes. Quando as coisas são difíceis ela diz: Se a minha mãe adoptiva tivesse desistido de mim, eu não seria o que sou. Se ela não desistiu de mim, eu não devo desistir das crianças do Dhaka Project, que não tem culpa nenhuma de haver gente má.

3 – As visitas que fez em Avanca, foi à casa onde viveu, que está muito degradada. Quis visitar a escola, onde se sensibilizou a recordar os tempos de escola. Deu prioridade aos colegas da escola, quer em Avanca, quer em Aveiro num jantar de angariação de fundos.

4 – Um euro em Daca, capital do Bangladesh, dá para comprar 5 quilos de arroz ou para comprar um cacho de bananas, com cerca de 50 bananas e o que isto é de benefício para uma criança que morre de fome.

5 – Foi aceite nas linhas aéreas por saber já inglês e também sabia francês, que aprendeu na suíça. Foi depois fácil passar para o Dubai, onde hoje está a viver.

6 – Dos problemas mais graves que vivem as pessoas dos bairros de lata de Daca, é a falta de água potável, utilizando a água dos charcos para cozinhar e onde se juntam os esgotos, provocando por isso muitas doenças.

7 – Mudar uma mentalidade não é nada fácil, por isso ela tenta que os pais aprendam também inglês, sendo mesmo os filhos que ensinam inglês aos pais.

8 – O notário Amaral Marques, que esteve em Estarreja, quis oferecer a escritura do licenciamento da Associação, com a aprovação dos estatutos, em ordem a poder vir a ter o estatuto de utilidade pública.

9 – Quando se concretizou a vinda da Maria do Céu a Avanca, eu disse que as pessoas de Avanca já conheciam a Maria do Céu, porque já tinha escrito no jornal e também tinha falado dela na Igreja. Pediram-me para mandar os artigos do jornal “Noticias de Avanca”, através de emails. O artigo que falava mais da vida da Maria do Céu em Avanca, foi mandado para o Presidente da Republica, que depois perguntou:” Onde ficava Avanca”? Depois que lhe disseram que era a terra de Egas Moniz, ele disse que já cá tinha estado na Casa Museu Egas Moniz. Mas a curiosidade foi mais longe perguntando até o nome do Padre que tinha escrito o artigo.

10 – Quando no Dia da Comunidade Paroquial disse publicamente que assumia a Maria do Céu como minha filha, (tinha presente que ela nunca conheceu o pai) fui surpreendido ao outro dia por um mail vindo do Daca, com duas fotografias feitas por crianças que empunhavam um cartaz: “ THANK YOU AVANCA”; outro cartaz empunhado pelas crianças dizia: PADRE JOSÉ HENRIQUES. A Maria do Céu mandava no mail o seguinte texto:
“Querido Padre José Henriques. Palavras para quê? Espero que goste da surpresa que os seus netinhos lhe fizeram.”
É verdade eu me comoveu enquanto não descobri como tudo terá sido feito. Estava um pouco intrigado, sabendo que a Maria do Céu estava em Portugal. Claro que é fácil chegar à conclusão como tudo terá sido feito, mas não deixa de ser uma ternura da Maria do Céu.

11 – A Maria do Céu, depois de ir de Portugal, participou numa escalada ao Kilimanjaro, visto que esta iniciativa tem como fim angariar fundos para o Dhaka Project. Ela entendeu que não deveria ficar de fora e tomou parte na escalada do monte situado em África.

12 – A Maria fez 33 anos no dia 25/5/2010.Quando começou o projecto teria 25 ou 26 anos. Lançar-se num projecto tão exigente de doação aos outros nesta idade, é sonhar muito alto, num período da vida em que as pessoas têm outros sonhos.

13 – A paróquia de Avanca fez um peditório na missa para o Dhaka Project (Maria do Céu Conceição) que rendeu aproximadamente 2.000 Euros. (Completou-se com o dinheiro das entradas para o almoço).
Com o dinheiro que me foi entregue por fora, conseguiu-se que a conta chegasse aos 3.520 Euros através de dádivas várias. Com um sorteio feito no jantar de angariação de fundos e outras dádivas de Avanca entregues directamente à Maria, poderá ter ultrapassado os 4.000Euros.

Fonte: Jornal Noticias de Avanca

0 comentários:

Enviar um comentário